É possível viajar de autocarro com níveis neutros de carbono?

Viaje ecologicamente com a FlixBus
Viagens amigas do ambiente com a FlixBus

Como funciona?

Ao fazer uma reserva online na bilheteira da FlixBus, basta marcar a caixa do atmosfair“Compensação do CO2” depois de ter escolhido que viagem europeia de autocarro deseja. As emissões de CO2 da sua viagem serão calculadas com base na duração e distância da sua viagem. O valor calculado é automaticamente adicionado ao preço do seu bilhete. O seu contributo ambiental é de, aproximadamente 1–3% do preço original da sua viagem. O seu donativo será investido num projeto certificado de proteção climática, de acordo com normas ambientais internacionais.

Estatísticas ambientais de meios de transporte comuns

Seja ecológico! É melhor para o ambiente...

Os FlixBuses demonstraram ser eficientes em termos de consumo de combustível e emitem um nível extremamente baixo de gases com efeito de estufa. É evidente que é difícil viajar sem produzir quaisquer emissões de CO2, mesmo no autocarro mais amigo do ambiente. Por este motivo, graças à nossa colaboração com a atmosfair, oferecemos a cada um dos nossos passageiros a opção de compensar o impacto climático da sua viagem FlixBus ao reservar. Com base no princípio do esquema de comércio de licenças de emissão, tem a opção de fazer um contributo ambiental voluntário ao reservar, o que será investido num projeto certificado de proteção climática, compensando a respetiva quantidade  de emissões de CO2.

E veja como os seus contributos para a redução de carbono serão utilizados em 2016

Graças ao teu contributo para a proteção climática da FlixBus, estás a financiar, em 2017, o projeto "Fornos com eficiência energética" da organização atmosfair no Ruanda, um projeto acreditado pelas Nações Unidas e premiado com o padrão de excelência. Estes fornos eficientes contribuem para que, nas áreas rurais do Ruanda, se utilize cerca de menos 80% de madeira para cozinhar, em comparação com as fogueiras generalizadas tradicionais. Desta forma, o projeto ajuda a conservar as florestas locais - habitats dos últimos gorilas-das-montanhas em todo o mundo, entre outras espécies - contribuindo assim para a proteção climática global. Além disso, o projeto promove um desenvolvimento sustentável no Ruanda, um país que, devido ao seu estado socioeconómico, pertence aos países menos desenvolvidos do mundo. O projeto presta um contributo valioso para a população local, como por exemplo:

  • A subvenção de cada forno "Modelo Save80" para as famílias locais
  • Qualidade de vida superior graças a poupanças de custo e tempo na obtenção de lenha
  • Estudos clínicos comprovam um melhor funcionamento pulmonar dos utilizadores

E veja como os seus contributos para a redução de carbono serão utilizados em 2016

Centrais eólicas para proteção do clima

Com o seu contributo para a proteção do clima, vamos apoiar um projeto de energia eólica na ilha caribenha de Aruba em 2016. Isto envolve o financiamento da construção e manutenção de turbinas eólicas e de uma fonte de energia sustentável. A central eólica da ilha é um importante projeto pioneiro na utilização das energias regionais e renováveis para todas as Caraíbas. O investimento em energia eólica melhora a segurança do fornecimento de energia nacional, contribui para a proteção global do clima e promove o desenvolvimento da produção de energia sustentável. Para além da proteção climática, o projeto envolve contributos valiosos para a população local:

  • Maior independência de fontes de energia exteriores, fortalecendo o próprio fornecimento local da região
  • Fortalecimento da economia local, criando novos empregos para a construção, operação e manutenção dos sistemas
  • Promoção da infraestrutura regional, como resultado do projeto de energia eólica
  • Melhoria da qualidade do ar local, evitando substâncias prejudiciais que eram anteriormente emitidas ao produzir energia a partir de fontes de energia fóssil