Sobre a Flix

Promovemos viagens sustentáveis e económicas para todos

A Flix em resumo

A Flix é uma empresa global líder em tecnologia de viagens, com o objetivo de fornecer soluções de viagem sustentáveis e acessíveis, com um historial de oferta dessas soluções a mais de 500 milhões de viajantes desde o seu lançamento, em mais de 40 países em quatro continentes, através das suas marcas FlixBus, FlixTrain, Greyhound e Kâmil Koç. Aproveitando um modelo de negócio com poucos ativos e uma plataforma tecnológica inovadora para viajantes e parceiros, a Flix alcançou rapidamente posições de liderança no mercado das viagens de autocarro de longa distância na Europa, América do Norte e Turquia, e está a expandir-se rapidamente para a América do Sul e Ásia. A Flix dirige-se a um mercado de autocarros e comboios de longa distância em constante crescimento, impulsionado por uma maior sensibilização da sociedade para o ambiente, e tem como objetivo atingir Net Zero nas operações na Europa até 2040 e a nível mundial até 2050. Além disso, a Flix comprometeu-se com a iniciativa Science Based Targets (SBTi), um quadro científico universalmente reconhecido, que estabelece metas a curto prazo para reduzir o seu impacto já em 2032. Fica a saber mais aqui!

Factos e números importantes

40+

países em 4 continentes

8,000+

destinos

500+

milhões de passageiros desde o lançamento

1,000+

parceiros de autocarro

5,000+

autocarros na estrada

10+

FlixTrains na Alemanha

25+

escritórios

5,500+

empregados

100+

nacionalidades

Modelo de negócio da Flix

A plataforma tecnológica altamente escalável da Flix, que está no centro do seu modelo de negócio, foi concebida à medida para proporcionar os melhores resultados aos viajantes e aos parceiros. Ao combinar o planeamento da rede, o marketing e os preços, a Flix utiliza soluções inovadoras para permitir viagens confortáveis, mais sustentáveis e económicas a nível mundial. Através da sua plataforma tecnológica e da sua aplicação de fácil utilização, a Flix cria uma experiência de viagem adaptada às necessidades dos passageiros e liga os viajantes aos parceiros de autocarros locais que fornecem transporte, assegurando ao mesmo tempo uma frota moderna que cumpre as mais elevadas normas de segurança. Este modelo de negócio com poucos ativos transformou uma start-up europeia num campeão de tecnologia de viagens líder e em expansão a nível mundial.

Viagens sustentáveis

Com um fator de emissão médio de 27,8 g de CO₂ por passageiro-quilómetro, viajar com a FlixBus na Europa pode reduzir a pegada de carbono em pelo menos cinco vezes em comparação com a automóvel e 10 vezes em comparação com o avião, com desempenhos quase tão bons como os dos comboios intercidades.*

Ao escolherem os serviços da Flix em vez de outros meios de transporte que emitem mais CO₂ por passageiro-quilómetro, de acordo com a investigação científica, em 2024 os passageiros da Flix evitaram uma estimativa de 1,5 milhões de toneladas de CO₂.

Este cálculo segue as diretrizes do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e utilizou dados de inquéritos aos clientes após a viagem, métricas operacionais e fatores de emissão da Análise Flix Well-to-Wheel (2021). A Flix reconhece que existem desafios no estabelecimento de cenários contrafactuais fiáveis, incluindo baixas taxas de resposta aos inquéritos e dados incompletos sobre o consumo de combustível dos parceiros de autocarros. Para garantir a credibilidade, a empresa aplicou abordagens cautelosas e levou em consideração possíveis efeitos rebote. Esta metodologia foi revista e aprovada por uma empresa de certificação independente em 2023. Uma vez que a metodologia adoptada em 2024 é a mesma do ano passado, não foi obtida qualquer garantia adicional de terceiros em 2024.

Mais informações estão disponíveis na Metodologia de Emissões Evitadas para o ano de 2024.

Consistente com a sua visão de impulsionar a sustentabilidade nas viagens de longa distância, a Flix pretende alcançar operações Net Zero na Europa até 2040 e globalmente até 2050. Além disso, a Flix comprometeu-se com a iniciativa Science Based Targets (SBTi), um quadro científico universalmente reconhecido, que estabelece objetivos a curto prazo para reduzir o seu impacto já em 2032. Em abril de 2024, a SBTi validou essas metas, reconhecendo assim que a estratégia da Flix está em linha com as metas climáticas globais. Descobre mais aqui.

História da Flix Tech

As complexidades das viagens terrestres de longa distância exigem uma solução tecnológica altamente sofisticada, que a Flix fornece através do seu conjunto de tecnologias patenteado e expansível. A plataforma tecnológica altamente escalável da Flix está no centro da nossa proposta de valor e funciona como um volante de inércia que se auto-reforça, feito à medida para proporcionar os melhores resultados aos viajantes e aos parceiros. Um processo de reserva simplificado permite aos clientes navegar facilmente através da plataforma e da aplicação de fácil utilização, escolhendo entre alta frequência e densidade de rede, preços acessíveis e um serviço consistente de alta qualidade. Desde a pesquisa de uma viagem específica, a seleção de conexões e serviços auxiliares a bordo, até o pagamento através de soluções de pagamento perfeitamente integradas, os viajantes desfrutam de um processo de reserva conveniente do início ao fim.

Os parceiros beneficiam do acesso a uma nova base de clientes, de um fluxo de receitas adicional estável e previsível, da tomada de decisões com base em dados, da utilização optimizada e da redução de custos através da plataforma da Flix. Estes aspectos enfatizam a posição da Flix como uma empresa líder em soluções de viagem orientadas para a tecnologia, proporcionando um valor inigualável tanto para os viajantes como para os parceiros. Para garantir uma experiência de utilizador de excelência, a escalabilidade das aplicações de IA e de aprendizagem automática é uma das principais prioridades estratégicas da Flix.

495+ M

Mais de 495 milhões de lugares geridos diariamente pelo nosso sistema baseado em IA

1.2 M

Cerca de 1,2 milhões de viagens previstas por dia

44+ M

Mais de 44 milhões de assentos com preço optimizado em média todos os dias

Marcas do Grupo Flix

Com o seu modelo de negócio eficiente em termos de ativos, o Grupo opera marcas viradas para o consumidor, tais como FlixBus e FlixTrain, Kâmil Koç na Turquia e a icónica Greyhound na América do Norte.

Gestão Flix

André Schwämmlein, Fundador e CEO

André Schwämmlein, Fundador e CEO

Funções comerciais e de negócios globais

André Schwämmlein é cofundador e Diretor Executivo (CEO) da Flix. A sua crença no transporte coletivo alternativo e sustentável inspirou-o a discutir a possibilidade de um mercado desregulamentado com os seus atuais cofundadores enquanto era consultor no Boston Consulting Group (BCG) em 2009, tendo posteriormente fundado a Flix em 2011. Como CEO da Flix, Schwämmlein está a liderar a empresa para concretizar a visão de permitir que os seus clientes vivam o mundo. Sob a sua liderança, a Flix tornou-se claramente líder de mercado global em todas as principais áreas geográficas e expandiu-se para vários países. Também é membro ativo do conselho de supervisão de Scout24 SE e ABOUT YOU Holding SE e membro do Partido Verde na Alemanha desde 2002.

Daniel Krauss, Fundador e CIO

Daniel Krauss, Fundador e CIO

Tecnologia e Pessoas/RH

Como Diretor de Informação (CIO) e Diretor de RH (CHRO) da Flix, Daniel Krauss gere a tecnologia e as pessoas da empresa. Juntamente com os seus cofundadores, desenvolveu a Flix como um fornecedor de transportes internacionais. Krauss é também investidor e membro de conselhos consultivos em empresas como Baby1one e uvex. Está convencido de que a educação, o empreendedorismo e a inovação podem fazer avançar substancialmente a sociedade. É professor frequente na Universidade Friedrich Alexander em Erlangen-Nürnberg e sócio fundador da iniciativa FightBack, que promove a mudança para uma sociedade mais sustentável. É também um acionista ativo da maior ONG alemã de educação empresarial, STARTUP TEENS , bem como coacionista e administrador da CODE-University.

Benjamin Gubitz, CFO

Benjamin Gubitz, CFO

Funções Financeiras e Jurídicas

Benjamin Gubitz juntou-se à Flix em 2015 e assumiu o cargo de Diretor Financeiro (CFO) no início de janeiro de 2025. No seu cargo, é responsável por todas as funções financeiras e jurídicas da Flix. Antes de se tornar CFO, Gubitz ocupou vários cargos de liderança sénior, responsável pelo Controlo e Relações com Investidores, na Flix. Durante o seu tempo na empresa, desempenhou um papel vital na conclusão de várias rondas de financiamento, criou a equipa de controlo do grupo e trabalhou em vários projetos de M&A, entre os quais a compra da Greyhound Lines em 2021. Antes da Flix, foi líder de projeto na BCG. Gubitz tem um doutoramento em Ciência Política.

Max Zeumer, CCO

Max Zeumer, CCO

Procura e Novos Mercados

Max Zeumer, Diretor Comercial (CCO) começou a sua jornada na Flix no início de 2015 e tem gerido com sucesso os mercados internacionais desde então. Como CCO, tem liderado a expansão global, concentrando-se na América do Norte e em mercados emergentes como o Brasil, o Chile e a Índia, ao mesmo tempo que supervisiona as funções globais de marketing comercial e de gestão de receitas. Com uma formação académica diversificada, incluindo Ciências Informáticas, Filosofia e um MBA da Columbia Business School, aperfeiçoou as suas competências como consultor no Boston Consulting Group, onde cedo descobriu a sua paixão pela disrupção das indústrias tradicionais através da digitalização. O seu empenho em promover a colaboração e a sinergia além-fronteiras está a ter um impacto significativo na remodelação da indústria global de viagens através da digitalização.

Fabian Stenger, COO

Fabian Stenger, COO

Fornecimento e Mercados Europeus

Fabian Stenger, Diretor de Operações do Grupo (COO), iniciou o seu percurso na Flix em 2013, desenvolvendo com sucesso o mercado na Alemanha e, mais tarde, também na Europa do Norte e de Leste. Como COO a partir de abril de 2022, Stenger dirige atualmente o negócio europeu de autocarros e supervisiona o lado da oferta do negócio global, liderando o planeamento da rede, a gestão de parceiros, incluindo a transformação da frota, as operações e o serviço ao cliente. Com experiência de início de carreira na Bain & Co. e formação académica na Universidade de St. Gallen, na Suíça, juntamente com mais de uma década de experiência na Flix, a sua liderança estratégica e o seu compromisso com a sustentabilidade estão a impulsionar o sucesso da Flix, moldando o seu futuro e impacto global.

*Dados provenientes de cálculos próprios, análise da atmosfair, UBA 2023, US EPA 2024. Para mais informações, consulta Metodologia de Emissões Evitadas da Flix (2024).