FlixBus garante normalidade nas viagens após ter ultrapassado o grande corte de energia sem incidentes significativos

29/04/2025

++ Os autocarros expresso voltaram a demonstrar ser uma alternativa fiável, sustentável e acessível para quem precisa de se deslocar, mesmo em contextos de grande incerteza. 

++ A empresa demonstrou a sua resiliência, especialmente ao responder ao aumento da procura na ligação Porto – Lisboa devido ao desvio de voos. 

++ As viagens da FlixBus programadas decorrerão com normalidade. 

Lisboa, 29/04/2024 – A FlixBus conseguiu manter mais de 95% das suas operações em funcionamento, apesar do apagão de grande escala que afetou a Península Ibérica no dia 28 de abril. As rotas nacionais e internacionais decorreram com relativa normalidade, embora tenham surgido alguns constrangimentos pontuais e atrasos, devido à falha de sinalização rodoviária, ao congestionamento de tráfego em determinadas zonas e a problemas no reabastecimento de combustível. 

A falta de eletricidade que paralisou o serviço ferroviário coincidiu com uma greve previamente agendada no setor, o que agravou ainda mais as dificuldades de mobilidade em todo o país. Neste cenário de elevada pressão sobre os sistemas de transporte, os serviços rodoviários de longa distância — os chamados autocarros expresso — voltaram a afirmar-se como uma solução fiável e resiliente. Exemplo disso, foi a capacidade de resposta da FlixBus ao aumento repentino da procura na ligação Porto – Lisboa, provocado pelo desvio de vários voos internacionais para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A empresa alemã demonstrou, mais uma vez, ser uma alternativa segura, confortável e ambientalmente consciente, permitindo a milhares de pessoas manterem os seus planos de deslocação mesmo em situações de grande incerteza. 

Quero agradecer profundamente aos nossos parceiros e equipas operacionais, cujo profissionalismo e resiliência foram decisivos para superar os desafios e garantir a melhor experiência possível aos nossos passageiros”, afirmou Pablo Pastega, Vice-Presidente da FlixBus para a Europa Ocidental.  

A empresa reforça que todas as viagens programadas decorrerão com normalidade, quer a nível doméstico, quer nas ligações internacionais. A FlixBus mantém uma monitorização contínua da situação e garante que qualquer alteração à operação será prontamente comunicada aos passageiros através dos canais oficiais habituais. 

 

Expansão contínua em Portugal 

A FlixBus continua a reforçar a sua presença no mercado português. A empresa prevê atingir os 100 destinos na sua rede doméstica em 2025, com a abertura de novas rotas já nesta primavera, todas elas no interior do país. 

Pablo Pastega sublinha: “Portugal é um mercado estratégico para nós. Vamos continuar a investir e a expandir a nossa rede para oferecer aos portugueses mais opções de mobilidade confortáveis, económicas e sustentáveis, tanto a nível nacional como internacional.” 

 

Cada vez mais autocarros verdes nas estradas portuguesas 

A FlixBus é líder mundial em tecnologia de viagens e uma marca de confiança reconhecida nacional e internacionalmente. O operador alemão oferece viagens confortáveis, seguras, sustentáveis, e, claro, económicas, através de uma experiência digital simples e um processo de reserva intuitivo e descomplicado.  

A operar em Portugal desde 2017, a FlixBus veio trazer ao mercado português uma nova forma de viajar, mais confortável, económica e sustentável. Os autocarros verdes que operam as linhas da FlixBus são novos, mais cómodos, e com espaço extra para as pernas. Possuem acesso gratuito a WiFi e um serviço de entretenimento a bordo, e todos os autocarros estão equipados com tomadas para PC, telemóveis e tablets. Os autocarros cumprem ainda com a norma Euro VI, a mais exigente da Europa em termos de emissões de CO2, sendo também os mais eficientes e sustentáveis do mercado. 

O transporte de passageiros em autocarros de longo curso é cada vez uma alternativa às viagens de carro particular, não só por serem confortáveis e sustentáveis, mas também porque uma viagem de autocarro chega a custar até dez vezes menos do que uma viagem de carro, demorando praticamente o mesmo tempo. É, atualmente, um dos mais sustentáveis e amigos do ambiente.