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FlixBus: O que precisas de saber para a tua próxima viagem

FlixBus

Os últimos meses têm sido e continuam a desafiantes para todos. A FlixBus tem-se adaptado à nova realidade que vivemos, apostando na segurança, conforto e ampliação da nossa rede. 
Muitos estudos de institutos internacionais de saúde demonstraram que viajar em transportes públicos de longa distância tem um baixo risco de infecção. Os autocarros de longo curso são um meio de transporte muito relevante para uma grande parte da população portuguesa, por isso, a FlixBus continuará a proporcionar a todos os seus passageiros uma experiência de mobilidade amiga do ambiente e acessível para todos aqueles que dependem dos transportes públicos de longo curso para realizarem as suas viagens.

Mantém-te atualizado através do nosso website ou da aplicação e descobre a nossa rede à medida que forem acrescentados novos destinos.

Em Portugal

Temos atualmente ligações diretas e rápidas a 10 cidades portuguesas: Braga, Guimarães, Porto, Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Fátima, Lisboa, Faro e Albufeira. Alguns exemplos são:

Ligações internacionais

Existem dois tipos de trajetos na operação internacional da FlixBus:

  • Linhas “diretas” com trajetos mais rápidos e poucas paragens para pessoas que necessitem de cruzar a fronteira por motivos profissionais ou passageiros (como estudantes) que queiram regressar a casa. 
  • Linhas “longas” com autocarros de dois andares do nosso parceiro Iberocoach/Socitransa, a partir de cidades de pequena e média dimensão, com pausas para refeição num centro de operações em Espanha e possibilidade de transportar duas peças de bagagem até 20kg gratuitamente.

Alguns exemplos:

… e muitos mais!

Implementámos medidas de segurança para assegurar que tenhas a melhor experiência de viagem. A tua segurança e bem-estar, tal como a dos nossos condutores, colaboradores e parceiros são uma prioridade. Enquanto fazemos a nossa parte, o teu papel também é fundamental para garantir que tu e todos os passageiros a bordo viajam em segurança. O que fazes pode ter um impacto da seguinte forma:

  • Antes de reservares uma viagem, assegura-te que poderás viajar e cumprir com as orientações da Direção-Geral de Saúde e do Governo.
  • Todos os passageiros devem trazer a sua própria máscara e utilizá-la antes, durante e depois da viagem.
  • Todos os passageiros deverão desinfetar as mãos antes de iniciar a viagem, servindo-se do desinfetante que temos À entrada de cada autocarro da nossa rede
  • Poderás verificar no site a lotação do autocarro para a viagem que escolheste
  • Durante a tua viagem, cumpre com todas as medidas preventivas

De forma a garantir que a tua viagem é o mais agradável e segura possível, consulta aqui todas as medidas que tomámos para proporcionar os mais altos padrões de higiene:

Limpeza dos autocarros:

  • Desinfetante de mãos disponível para os passageiros na porta traseira do autocarro
  • Desinfeção dos veículos depois de cada viagem segundo as normas e regulamentos da OMS e da DGS

Alterações nos produtos

  • Em Portugal: adequação do número máximo de passageiros transportados para 2/3 da capacidade
  • Nas nossas linhas domésticas, os WC continuam fechados a bordo para segurança de todos
  • Vendas de snacks e bebidas a bordo atualmente indisponível

Embarque e chegada:

  • Motoristas equipados com kits de proteção sanitária (máscaras e luvas)
  • Os passageiros são obrigados a utilizar máscara durante o embarque e enquanto estiverem a bordo
  • Embarque apenas feito pela porta traseira
  • Instruções dadas por motoristas e assistentes de estação para manter distância durante o embarque
  • Desinfetante das mãos disponível durante o embarque
  • Inspeção digital dos bilhetes/documentos para uma experiência de embarque sem contacto
  • Anúncios de Boas-vindas e de Chegada do motorista irão incluir instruções de segurança atualizadas
     

Informações atualizadas sobre o estado de emergência em Portugal
 

No seguimento da publicação do Decreto-Lei 9/2020 de 21 de novembro de 2020, que decreta a renovação do estado de emergência em Portugal, foi regulado que os cidadãos portugueses não poderão circular para fora do seu concelho de domicílio entre as 23:00h do dia 27 de novembro de 2020 e as 05:00h do dia 2 de dezembro de 2020 e entre as 23:00h do dia 4 de dezembro de 2020 e as 23:59h do dia 8 de dezembro de 2020, salvo por motivos descritos no artigo 11º do referido Decreto-Lei que incluem várias exceções, tais como:

  • Retorno ao domicílio pessoal e para deslocações e atividades referidas no Decreto-Lei.
  • Deslocações necessárias para saída de território nacional continental
  • Deslocações para desempenho de funções profissionais, institucionais, legais ou equiparadas, desde que devidamente justificadas, salvas exceções.
  • Deslocações por motivos de saúde.
  • Deslocações para assistência de pessoas vulneráveis, pessoas com deficiência, filhos, progenitores, idosos ou dependentes.
  • Outros motivos de força maior inadiáveis, desde que devidamente justificados.


Para além disso, foram definidos 4 níveis diferentes de risco com medidas específicas e adicionais às estabelecidas a nível nacional: Concelhos de Risco Moderado, Elevado, Muito Elevado e Extremamente Elevado. 

Verifica aqui as medidas que são aplicadas ao teu concelho. A lista será regularmente atualizada, por isso, pedimos-te que consultes sempre as fontes oficiais antes de realizares a tua viagem.

Durante o estado de emergência, para os concelhos de Risco Elevado, Muito Elevado e Extremo, existe ainda o dever geral de recolhimento domiciliário entre as 23:00h e as 5:00h. A circulação apenas será permitida em alguns casos indicados no artigo 36º do referido Decreto-Lei, sendo da responsabilidade de cada passageiro cumprir com as obrigações indicadas. As exceções são semelhantes às anteriormente mencionadas. 

Para os concelhos com Risco Muito e Extremamente Elevado, existe ainda uma medida adicional para os sábados, domingos e feriados: é genericamente proibida a circulação na via pública entre as 13:00h e as 5:00h, pelo que as exceções previamente mencionadas entre outras mencionadas no Decreto-Lei são também são aplicáveis nestes períodos.

Desde o início do estado de emergência (9 de novembro de 2020) não foram impostas quaisquer restrições a viagens domésticas ou internacionais - a fronteira com Espanha continua aberta. A FlixBus continuará a operar para garantir que possas continuar a viajar. Iremos adaptar a nossa oferta durante este período e contactar diretamente os passageiros eventualmente afetados via email e/ou sms – por favor, verifica também a tua pasta de spam.

Se tiveres alguma questão, contacta-nos através do nosso website.
 

Informações atualizadas sobre o estado de emergência em Espanha
 
A 25 de Outubro de 2020 as autoridades espanholas impuseram um recolher obrigatório noturno durante 15 dias, algo que provavelmente será prolongado. O recolher obrigatório será todos os dias das 23:00h às 06:00h em todo o país, com exceção para as Ilhas Canárias. As autoridades autónomas podem adaptar o tempo de início/fim do recolher obrigatório (±1 h) em cada uma das suas comunidades autónomas.
 
 As fronteiras espanholas com França e Portugal permanecem abertas e não existem restrições às viagens internacionais por transportes públicos. Aqui encontrarás as recomendações do Ministério da Saúde. Antes de viajar, recomendamos-te que consultes as páginas web das organizações oficiais.
 

Informação sobre o confinamento e o recolher obrigatório em França a partir de 30 de Outubro de 2020:

De 30 de Outubro a 1 de Dezembro de 2020, as autoridades francesas decretaram o confinamento da população.

As fronteiras com Espanha permanecerão abertas e as viagens internacionais continuarão a ser permitidas (espaço Schengen). Embora para estas viagens internacionais as autoridades francesas não o indiquem claramente, recomenda-se a realização de viagens para França apenas por motivos de necessidade imperativa, nos quais se incluem:

  • Regresso ao local de residência habitual
  • Assistência a centros, serviços e estabelecimentos de saúde.
  • Cumprimento de obrigações laborais, profissionais, empresariais, institucionais ou legais.
  • Assistência e cuidados a idosos, menores, dependentes, deficientes ou pessoas especialmente vulneráveis.

Recomenda-se a todos os passageiros que viajam para França que façam um teste Covid-19 negativo no máximo 72 horas antes da partida e que levem consigo um formulário disponível aqui.

Como posso pedir o reembolso do meu bilhete?

Se a FlixBus tiver de cancelar a tua viagem devido às restrições de viagem acima mencionadas, entraremos em contacto contigo o mais rapidamente possível para te informar de como proceder ao reembolso por SMS ou e-mail.

Se desejares cancelar uma viagem devido às restrições atuais de circulação, poderás fazê-lo de acordo com os nossos termos e condições aqui.
 

Para mais informações visita a nossa página de perguntas frequentes.