Parceria com Scania equipa até 50 autocarros da frota europeia da FlixBus com biogás

22/09/2023

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a Flix e a Scania estabeleceram uma parceria que visa equipar até 50 autocarros da frota dos parceiros da FlixBus na Europa com tecnologia para utilização de biogás como fonte de combustível.

Esta tecnologia, desenvolvida e fabricada pela Scania, permite a utilização de GNL (gás natural liquefeito) e Bio-GNL (biogás) de forma permutável, facilitando a transição entre as duas fontes de combustível. Na fase inicial, os autocarros vão funcionar com uma mistura de diferentes combustíveis - de origem biológica e fóssil. O objetivo é aumentar progressivamente a percentagem de biogás (LBG) proveniente de resíduos orgânicos nesta mistura, até que os autocarros funcionem totalmente com biogás, resultando numa taxa de redução média das emissões de CO2 de cerca de 80%.

Prevê-se que os autocarros estejam totalmente equipados até ao final de 2025, e a Irizar, fabricante mundial de autocarros, irá utilizar esta tecnologia no Irizar i6s Efficient, equipado com chassis Scania.

Para além da redução das emissões de CO2 em cerca de 80% - quando comparado com o gasóleo -, as experiências levadas a cabo pela Scania concluíram ainda que os autocarros a biogás produzem menos ruído, continuando, no entanto, a contar com a potência e o impulso dos motores diesel equivalentes. Estas vantagens tornam o biogás uma opção viável para os operadores europeus de transporte de longa distância que procurem melhorar de forma rentável o impacto ambiental da sua frota.

Acelerar a transição energética nos transportes de longo curso

Esta parceria com a Scania insere-se no projeto de neutralidade carbónica da Flix, que tem o compromisso de descarbonização total da sua operação na Europa até 2040. Para Fabian Stenger, Diretor de Operações da Flix, «as alterações climáticas estão a afetar cada vez mais o planeta e a vida das pessoas e, como empresa global de tecnologia de viagens, estamos conscientes da nossa responsabilidade em traçar o caminho para um futuro mais sustentável para as comunidades que servimos. Por isso, estamos empenhados em abraçar qualquer oportunidade viável para reduzir a nossa pegada de carbono, sendo a transformação da nossa frota crucial para esse efeito. A Scania é um aliado extremamente valioso para a Flix e para os nossos parceiros dos diferentes países em que operamos, e estamos muito satisfeitos por contarmos com a sua experiência e know-how a longo prazo para contribuir para a reestruturação da mobilidade de longa distância. Com o tempo, isto também nos ajudará a adaptar a oferta à crescente procura de opções de viagem de baixo impacto por parte de um público cada vez mais consciente em relação ao ambiente.»

Por seu lado, Johanna Salomonsson Lind, Senior Vice President e Diretora de Soluções de Transporte de Pessoas da Scania defende que «a nossa ambição é estar na vanguarda da mudança no transporte sustentável, e esta colaboração com a Flix representa um passo significativo nessa direção. As soluções de biogás são verdadeiramente circulares e são possíveis de implementar no presente, proporcionando uma solução sustentável que cumpre os objetivos climáticos e reforça a responsabilidade social. Os autocarros GNL / Bio-GNL representam também uma escolha inteligente e sensata, já que fornecem a autonomia e a potência necessárias para suportar qualquer rota, a baixo custo, tanto em termos de investimento como de economia operacional. Estamos extremamente satisfeitos por fazer isto em conjunto com a Flix, pois sabemos que uma ampla implementação de soluções de biogás pode ter um impacto muito positivo, não só para o operador, mas também para as autoridades e a sociedade em geral.»

Flix e Scania aderem à iniciativa Science-Based Targets

Quer a Flix quer a Scania estão em contante procura por novas formas de reduzir o seu impacto ambiental, estando ambas as marcas comprometidas com a iniciativa Science-Based Targets (SBT), um projeto que fornece às empresas um caminho claro e definido para reduzir as emissões, em conformidade com os objetivos do Acordo de Paris.

A participação da Flix na iniciativa SBTi prende-se com o seu compromisso, recentemente anunciado, de descarbonização total na Europa até 2040, muito antes do prazo estabelecido pelo Acordo de Paris.

Sendo o primeiro grande fabricante de veículos comerciais pesados a comprometer-se com o SBTi, a Scania tem como objetivos reduzir as emissões de CO2 das suas próprias operações em 50% até 2025 e reduzir as emissões dos seus produtos em 20% durante o mesmo período.