Reportagem TVI e CNN: preço do transporte expresso de passageiros em Portugal caiu mais de 50% desde abertura do mercado

07/11/2023

Redução de preços e melhoria da oferta aos passageiros, é este o resultado da abertura do mercado rodoviário de passageiros em Portugal, que aconteceu em 2019, em grande parte devido à entrada de novos operadores como a tecnológica FlixBus. Desde a abertura do mercado e respetiva entrada da FlixBus em Portugal, os preços dos bilhetes de autocarro desceram mais de 50%.

Estes e outros aspetos da abertura do mercado dos chamados expressos estiveram em destaque na reportagem transmitida pela TVI e pela CNN Portugal no passado mês de Setembro.

Entrevistados pelos jornalistas, vários passageiros testemunham que, em comparação com outros meios de transporte, como o comboio, o benefício de viajar de FlixBus é maior devido ao custo reduzido dos bilhetes, alto conforto dos autocarros, elevada frequência horária e duração de viagem muito semelhante à ferrovia. Também a app da FlixBus é referida como uma vantagem por uma das passageiras entrevistadas, já que permite acompanhar o autocarro em tempo real e realizar simples ações como reservar o assento.

Pablo Pastega, diretor geral da FlixBus para Portugal e Espanha, aproveitou a oportunidade para reforçar a descida de preços introduzida pela empresa, assim como a elevada conexão de cidades que existe de norte a sul do país.