COVID-19 - Perguntas Frequentes

Check-in e Embarque:

O que acontece se não tiver uma máscara? Posso viajar na mesma com a FlixBus?

Nos países em que esta norma se aplica, os clientes são obrigados a utilizar uma máscara de proteção facial (nariz e boca) durante o embarque e a bordo do autocarro. Os passageiros serão informados no momento de compra do bilhete, o que dá tempo para se preparem e para comprar/trazer uma máscara de proteção facial (nariz e boca). Os clientes que não tiverem uma máscara não poderão embarcar no autocarro.

É suficiente cobrir a cara com um cachecol ou outro tecido, ou terei mesmo de utilizar a máscara?

Os clientes são obrigados a usar máscara de proteção fácil que cubra o nariz e a boca durante o embarque e a bordo dos autocarros da FlixBus.

As crianças também têm que utilizar máscara enquanto estiverem a bordo?

As crianças com mais de 10 anos também são obrigadas a utilizar máscara durante o embarque a bordo da FlixBus. Os pais devem trazer máscaras para si e para os seus filhos.

A FlixBus irá disponibilizar máscaras para quem não tiver? Serão gratuitas ou terão um custo?

Os clientes serão informados sobre a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial (nariz e boca) durante o processo de compra de bilhetes, o que dá tempo para se prepararem e para comprar/trazer uma máscara. Não é possível comprar máscaras a bordo. Os passageiros sem máscaras podem alterar a sua viagem para outro horário de forma a adquirirem uma máscara.

É obrigatório utilizar luvas?

Não, a utilização de luvas não é obrigatória.

Irão medir a temperatura dos clientes antes do embarque?

Não, não iremos medir a temperatura aos nossos clientes. Apelamos aos nossos passageiros que não viajem caso apresentem sintomas e que sigam as orientações da DGS.

Irão medir a temperatura dos condutores / equipas de estação antes de começarem a trabalhar?

Não, não iremos medir a temperatura dos nossos condutores ou das equipas de estação. Apelamos sempre que não venham trabalhar caso apresentem sintomas e que sigam as orientações da DGS.

Existe boa circulação do ar a bordo?

Sim, todos os nossos autocarros têm ar condicionado de última geração que circula e filtra o ar dentro do autocarro. Os condutores terão também de abrir ambas as portas durante as paragens para garantir algum ar fresco dentro dos veículos. A limpeza aos filtros do ar condicionado é feita regularmente e os nossos veículos são ventilados com frequência.

Como garantem um embarque e desembarque seguro?

A segurança e bem-estar dos nossos passageiros, condutores, parceiros e trabalhadores é a nossa principal prioridade. O embarque e desembarque só é possível através da porta traseira e será supervisionado pelo condutor. Pedimos aos passageiros que sejam pacientes e mantenham a distância de segurança durante estes processos.

Não estando as casas de banho disponíveis, há mais paragens durante a viagem? Isso altera o tempo total da viagem?

A segurança e bem-estar dos nossos passageiros, condutores, parceiros e trabalhadores é a nossa principal prioridade. Serão feitas paragens adicionais por motivos técnicos, operacionais, assim como devido às necessidades dos passageiros. Os condutores irão também abrir ambas as portas dos veículos durante as paragens para garantir a circulação de ar fresco dentro dos veículos.

Os condutores são responsáveis por acomodar e retirar a bagagem, ou é responsabilidade dos passageiros?

A segurança e bem-estar dos nossos passageiros, condutores, parceiros e trabalhadores é a nossa principal prioridade. É importante seguir as instruções dos condutores para manter uma distância de segurança de 2m durante o embarque e durante a colocação de bagagem no compartimento. Os passageiros devem colocar a sua própria bagagem a não ser que seja necessária assistência. O embarque e desembarque só é possível através da porta traseira e é supervisionado pelo condutor. Pedimos aos nossos passageiros que sejam pacientes e mantenham a distância de segurança durante o embarque e desembarque do autocarro.

Como conseguem garantir a segurança da bagagem dos passageiros de forma a que esta não seja contaminada?

Aconselhamos os nossos passageiros a desinfetar as mãos depois de retirarem a sua bagagem do compartimento. Os clientes também podem trazer luvas descartáveis para este processo se assim desejarem.

É obrigatório desinfetar as mãos em cada paragem? Os passageiros são obrigados a utilizar máscara durante as paragens?

É obrigatório desinfetar as mãos sempre que se entra no autocarro. Durante as paragens, a utilização de máscara de proteção facial depende das normativas das autoridades de saúde locais; é necessário manter distância de segurança entre os passageiros.

É possível reservar bagagem adicional ou comprar um bilhete a bordo?

A bagagem adicional pode ser paga online durante a compra do bilhete. Por outro lado, a bagagem especial (bicicletas, esquis etc.) pode ser reservada ligando para o nosso serviço ao cliente após a reserva, pelo menos 48 horas antes da hora de partida. Recomendamos aos passageiros que o façam. No entanto, o pagamento em dinheiro directamente ao motorista continuará a ser uma opção, desde que haja espaço disponível. Também podes comprar o teu bilhete directamente ao condutor do autocarro.

O que acontece se reservar um lugar que já não está disponível a bordo?

O condutor da FlixBus irá indicar-te um novo lugar. Através do formulário de contato será possível solicitar um reembolso para o custo da reserva de lugar.

É possível viajar com um bilhete impresso?

Podes embarcar no autocarro com qualquer tipo de bilhete válido. Os bilhetes em papel têm códigos QR que serão digitalizados. Em alguns países existem determinados tipos de bilhetes vendidos em loja que não têm este código; estes serão inspecionados visualmente e sem contacto pelos condutores. De qualquer modo, será sempre possível viajar com a FlixBus.

Preciso de algum comprovativo para viajar com a FlixBus? Haverá algum registo da minha viagem com a FlixBus?

Existem restrições de acesso e controlo em várias fronteiras europeias, restrições estas que variam de país para país. Por isso, antes de viajares certifica-te que cumpres com todas as normas em vigor. Antes de reservares a tua viagem, informa-te sobre todas as interdições de entrada, confinamento, restrições de viagem e quarentena em vigor no país de origem e de destino da tua viagem.

Para informações detalhadas sobre as restrições em Portugal, recomendamos-te que consultes a página da Direção Geral da Saúde, e que leias atentamente as interdições de entrada ou confinamento em Portugal e todas as medidas governamentais em vigor.

Durante o processo de reserva serão pedidos os dados normais como nome, apelido, email e contacto telefónico para o caso de ser necessário cooperar com as autoridades.

Lojas e Terminais:

Como podem garantir que as pessoas mantêm a distância enquanto esperam pelo autocarro?

Os terminais serão marcados com fita adesiva para garantir 2m de distância em zonas de embarque. Apelamos que todos os passageiros mantenham a distância de segurança entre si.

É possível pagar em dinheiro?

Sim, tal como antes, em situações em que era possível pagar em dinheiro, continuará a ser. Apesar disso, incentivamos os nossos passageiros a escolher meios de pagamento sem dinheiro.

Perguntas gerais:

Durante quanto tempo adotarão estas medidas?

A FlixMobility está a monitorizar a situação do COVID-19 com a maior atenção e mantém-se em contato frequente com as autoridades. A segurança dos nossos passageiros e equipas é a nossa principal prioridade. De momento, não é possível afirmar concretamente a duração destas medidas.

Reduziram o número de lugares a bordo?

De acordo com a presente legislação em Portugal, reduzimos a capacidade dos autocarros para 2/3 dos lugares disponíveis. A segurança e bem-estar dos nossos passageiros, condutores, parceiros e trabalhadores é a nossa principal prioridade. As nossas medidas de segurança e higiene vão além dos requisitos mínimos legais e, por isso, os nossos autocarros são limpos e desinfetados cuidadosamente depois de cada viagem; são feitas limpezas e desinfeções adicionais nos principais terminais rodoviários. Manter a distância de segurança nos processos de embarque e desembarque, medidas de prevenção como a obrigatoriedade de utilizar máscara de proteção facial durante o embarque e a bordo do autocarro e uma limpeza cuidadosa garantem uma proteção completa.

Quais são as regulamentações dos países que são válidas nas ligações internacionais?

Nas ligações internacionais seguiremos as normativas de ambos os países. Os clientes serão devidamente informados durante o processo de reserva, assim como antes da viagem, sobre possíveis alterações nas regulamentações no destino ou durante a viagem.

Como posso saber quais as ligações que estão a ser realizadas e as que ainda não estão?

Todas as viagens que podem ser reservadas nas próximas três semanas serão operadas como tal como programado. Iremos adicionar mais informação no nosso website nas próximas semanas. Dada a constante mudança e imprevisibilidade da situação atual, poderão existir alterações nas viagens programadas para mais do que três semanas. No entanto, iremos sempre manter os passageiros informados sobre as suas reservas.